março 24, 2017

[Segurança] Quem quebrou a criptografia do Enigma?

O canal Quite Interesting publicou recentemente um vídeo bem legal e divertido, chamado "Who Cracked Enigma?", que mostra uma conversa que começou com a pergunta "Quem foi o primeiro a quebrar o codigo da Enigma?".


Embora o matemático britânico Alan Turing tenha sido imortalizado por Hollywood por ter liderado esse feito na Inglaterra durante a II Guerra Mundial, o apresentador lembrou muito bem que os primeiros a desvendarem o funcinamento da Enigma foram os Poloneses, liderados pelo matemático e criptoanalista Marian Rejewski no início da década de 1930. Antes mesmo da 2a guerra os militares alemães já usavam estas máquinas para criptografar suas comunicações, e os poloneses conseguiram decifrar até 1938, quando uma versão mais complexa da Enigma começou a ser produzida.

Durante a conversa, um dos momentos engraçados foi quando eles lembraram que os britânicos construiram o Colossus, o primeiro computador do mundo, que foi utilizado para decifrar as mensagens dos alemães durante a guerra. por ser um projeto secreto, ninguém sabia disso e por muito tempo os britânicos não tiveram esse reconhecimento. Pior: eles deram os planos do Colossus para a CIA!

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.