fevereiro 20, 2017

[Carreira] O ego na TI

Neste ano, o nosso amigo Youtuber Fernando Mercês começou a gravar vídeos curtos em seu canal Papo Binário, falando sobre assuntos objetivos relacionados a carreira e tecnologia. Além das entrevistas que ele continua fazendo desde o ano passado, o Mercês começou a gravar estes vídeos curtos, de 5 a 10 minutos cada - que normalmebte valem ser vistos.

Em um destes vídeos, ele fala sobre "O ego na TI", um assunto que pode ser tratado por diversos ângulos diferentes, principalmente pela eterna briga de egos na área de TI e, especialmente, na área de segurança. Na verdade, poderíamos gastar dezenas de posts em blogs e videologs só para tratar do ego e da briga de egos na área de segurança. Como ele mesmo disse, o Ego nos faz criar rótulos sobre nós e os outros que, no final das contas, não nos permite aprender com quem sabe mais nem ensinar quem sabe menos.


Eu diria que, em seu vídeo, o Mercês deu um enfoque mais em cada um desapegar de seu ego pessoal e, inclusive, do próprio material que produz. A frase que ele disse no final é linda: "Se você tem alguma idéia fantástica e alguém roubou, você tem outra - porque você cria idéias, não rouba".

Eu mesmo já trabalhei em uma empresa em que publicávamos diversos relatórios e pesquisas constantemente, algumas tão extensas que facilmente davam de 10 a 0 em muito TCC por aí (e poderiam valer uma tese de mestrado), mas estes materiais em sua grande maioria eram publicados sem referência ao autor. Ou seja, passávamos mais de um mês para escrever um paper e não recebíamos crédito por isso. Outro exemplo do meu lado do mundinho: este blog, desde a sua origem, tem licença livre (CC-BY-NC-SA), o que significa que qualquer pessoa pode reproduzir qualquer abobrinha que eu escrevo aqui.

Mas acredito que nenhuma experiência é tão boa para se desapegar do Ego do que se envolver verdadeiramente em comunidades, em grupos aonde você compartilha espaço de igual para igual com pessoas de todos os níveis de conhecimento, aonde você trata igualmente a pessoa que está começando na área e o mega-expert-modafóca-pica-das-galáxias. Diversas comunudades nos permitem esta experiência de conviver com outras pessoas de igual para igual e trocar conhecimento pelo simples prazer do bate-papo e da aprendizagem mútua.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.