novembro 22, 2016

[Segurança] Os ataques DDoS estão indo longe demais!!!

Não basta os ataques de DDoS terem passado a marca assustadora de 1 Tbps, e um único ataque a um provedor DNS ter impactado o acesso a diversos sites do nosso dia-a-dia.

Agora, parece que a nova moda vai ser tirar países inteiros do ar!

No início do mês surgiram notícias de que um ataque DDoS usando novamente a botnet Mirai tirou do ar a Liberia, um país minúsculo na quase esquecida Africa. O ataque durou duas semanas e, na verdade, afetou o provedor Lonestar MTN e causou impacto em 60% do tráfego Internet do país.


OK, por um lado não é muito difícil atacar um país Africano, uma vez que a infraestrutura de conectividade de todo o continente é bem capenga pois muitos países tem problemas sérios de infra-estrutura causados pela falta de investimento ou destruição por frequentes guerras civis. Além disso, todo o continente é servido por poucos cabos submarinos. A Liberia, por exemplo, é atendida por apenas um babo submarino, o "African Coast to Europe (ACE)", que sai da França e vai até a Africa do Sul, podendo chegar a uma capacidade de até 5,12 Tbps.

Mas, com a capacidade dos atacantes subindo rapidmente, torna-se cada vez mais fácil direcionar ataques a empresas de forma a causar grandes impactos aos usuários.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.