novembro 21, 2016

[Cyber Cultura] 5 anos de BSidesSP

Neste final de semana, 19 e 20/11, tivemos a 13a edição da Security BSides São Paulo. Somada com a BSides Latam que organizamos em junho deste ano, já são 14 BSides em 5 anos, desde 15 de maio de 2011.

Ainda não fechamos a contagem de presentes, mas facilmente passamos de 500 participantes, que aproveitaram dos mini-treinamentos no sábado e das diversas atividades no Domingo. Nosso objetivo era fazer um evento com 400 pessoas, mas a comunidade não deixou. Mesmo com as inscrições enceradas mais de uma semana antes do evento, os pedidos de participação e as listas de convidados e caravanas não paravam de chegar. Tentamos fazer um evento pequeno, mas a comunidade queria mais!


Esta edição, assim como as demais, teve uma grande energia positiva, marcante, com praticamente todas as atividades lotadas e muita troca de conhecimento até o último momento. Tivemos alguns palestrantes que entraram na grade no último minuto e, mesmo no susto, deram excelentes palestras. O pessoal do Área 21, um hackerspace em formação no Rio, também estava presente e deu uma oficina surpresa na biblioteca, dividindo espaço com robôs e crianças. Tivemos uma feijoada feita na véspera no Garoa (com direito a acabar o gás no meio da madrugada), que ficou excelente, e um dos participantes que foi levado ao Corpo de Bombeiros para tirar a algema da oficina de Lockpicking.



O evento foi sensacional, e isso só foi possível graças a energia do público presente, as excelentes palestras, aos patrocinadores que acreditam na qualidade do evento (Trend Micro, e-SaferNewSpace e Conviso, além da Cipher, que bancou o café, e a Trend Micro, que novamente patrocinou também o bar do evento) e ao apoio do Garoa e da PUC-SP. Também marcaram presença a Novatec e o pessoal da Robocore, com as suas lojinhas. Sem eles, nada disso seria possível.

O evento acontece porque cinco amigos (eu, Bordini, Marcelo, Ponai e Ranieri) tem a ajuda de mais um punhadinho de voluntários, nossos "Hands of King" (Fábio, Yumi, Mônica, Subnet, Lincoln, Damião, Logan, Joel, Priscila e Victor). Além dos voluntários que nos ajudaram no dia do evento (Ygor, Slayer, Erik e mais alguns outros). Obrigado também a equipe do Bar (Brandão, Maira, Vita e Diego) e aos dois Nelsons que tiveram a louca idéia de fazer uma feijoada para a galera! Fizeram simplesmente porque acharam que ia ser divertido e que o pessoal iria gostar. E todo mundo gostou!

Uma cena, ocorrida durante o campeonato de robótica, descreve o espírito da BSidesSP: como um dos robôs seguidores de linha estava com problemas, os demais falaram para suspender as provas e dar tempo para o colega consertar o seu robozinho.

No ano que vem teremos mais uma BSidesSP na véspera do You Sh0t the Sheriff, nos dias 20 e 21 de Maio. E, em Setembro de 2017 o pessoal da BSides Colombia vai organizar uma BSides Latam em Medelín.


Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.