outubro 04, 2016

[Segurança] Nova buzzword: Ciber Higiene

Recentemente eu bati o olho em um artigo que me chamou a atenção pois foi a primeira vez que eu vi a expressão...


Cyber Hygiene


A "ciber higiene" se refere aos cuidados básicos de segurança que devemos ter online, tais como não abrir e-mails de pessoas desconhecidas, usar uma solução de antivírus confiável, não instalar qualquer software em seu computador, manter seus softwares atualizados, e não acessar sites de conteúdo inapropriado nem suspeito.

O artigo, em especial, defende o ponto de vista que os funcionários que se preocupam com cuidados básicos de segurança em sua vida pessoal também tem mais cuidados no ambiente de trabalho. Isto acontece, por exemplo, com os pais que se preocupam com o que os seus filhos acessam na Internet. Por isso mesmo, uma campanha de conscientização de sucesso deve sensibilizar os usuários para os riscos que eles correm no mundo online e, a partir daí, também conscientizar que a falta de cuidados pode representar riscos para a empresa também.

Nota adicionada em 30/03/2019: Segundo um paper da ENISA, a "higiene cibernética" é o equivalente no mundo online a lavar as mãos para proteger sua saúde ou trancar a porta de sua casa para proteger suas propriedades. Ela significa que os usuários precisam estar cientes dos riscos e tomar as medidas apropriadas e mínimas de proteção de segurança, como uso de ferramenta de firewall e detecção de malware (anti-vírus), além de aplicar atualizações e patches para proteger seus dispositivos e sistemas de TI.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.