setembro 28, 2016

[Segurança] 1 Tbps de DDoS

Não faz muito mais do que um dia que eu escrevi meu post sobre o ataque DDoS record de 620 Gbps contra o Brian Krebs e já saiu outra notícia de um ataque maior ainda, que atingiu....

1 Tbps

Ou seja, o ataque DDoS contra o provedor de hosting francês OVH gerou um volume de tráfego que, combinado, corresponde a monstruosos "1 Terabit por segundo".



A título de comparação, esse ataque quase poderia tirar todo o Brasil do ar, uma vez que a capacidade total de tráfego da infraestrutura administrada pelo Nic.br é de 1,25 Tbps.

Um fato interessante sobre esse ataque (e que está se tornando cada vez mais comum) é que, segundo a análise da OVH, ele foi realizado por uma botnet que conta com 152 mil dispositivos IoT (Internet das Coisas) infectados, incluindo câmeras de vigilancia e filmadoras pessoais. E eles estimam que esta botnet tem capacidade de realizar ataques superiores a 1,5 Tbps.

OBS: (Adicionado em 05/10/16): Mais detalhes e estatísticas nessa reportagem: "Hacked IoT Devices Unleash Record DDoS Mayhem"

Um comentário:

Daniel Quadros disse...

Só para constar, é terabit. Portanto "apenas" o equivalente ao texto de 29 bíblias por segundo.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.