setembro 12, 2016

[Cyber Cultura] Cuidado com os raios cósmicos

Recentemente eu comentei sobre como identificar os boatos na Internet.

Coincidentemrnte, alguns dias depois eu recebi uma notícia assustadora pelo Whatsapp, que veio no grupo da "família" (todo mundo tem um, né?):
Hoje à noite, das 00:30 as 03:30 não se esqueça de desligar o telefone, celular, tablet, etc... e colocar distante do seu corpo.A Singapore TV anunciou essa notícia. Por favor, diga a seus parentes e amigos. Esta noite, a partir de 00:30 até às 03:30, o nosso planeta estará com uma radiação altíssima. Os raios cósmicos vão passar perto da Terra. Então, por favor, desligue seu telefone celular. Não deixe seu aparelho perto de seu corpo, ele pode lhe causar danos terríveis. Se não acredita pode Verificar no Google e NASA BBC News. Envie esta mensagem a todas as pessoas que lhe importa.

REPASSE PARA OS SEUSAqui está a notícia
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI290946-17770,00-TEMPESTADE+SOLAR+CHEGA+HOJE+A+TERRA.html

O interessante desse boato é que, para dar credibilidade a estória, no final ele inclui o link para uma reportagem na revista Galileo sobre raios solares (com data imprecisa, a propósito). Mas, quem tiver o cuidado de ler a reportagem, verá facilmente que nada é dito sobre "radiação altíssima", e muito menos sobre "danos terríveis" caso você fique com algum equipamento eletrônico perto do corpo.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.