junho 22, 2016

[Cyber Cultura] Mobile Banking e Banco Digital no Brasil

Uma reportagem recente da Computerworld destaca o crescimento do Mobile Banking no Brasil. Utilizando estatísticas da Febraban, a reportagem traz alguns números que comprovam esta tendência:
  • Atualmente, 33 milhões de brasileiros usam mobile banking;
  • O número de transações realizadas através de dispositivos móveis no Brasil saltou de 4,7 bilhões para 11,2 bilhões entre 2014 e 2015 (aumento de 138%);
  • Atualmente, o canal móvel já responde por 21% dentre um total de 54 bilhões de transações realizadas nos 17 maiores bancos em atividade no País;
  • Considerando todos os canais eletrônicos (web, mobile e POS), os canais digitais responderam por 69% das transações registradas nos bancos brasileiros em 2015.
  • Grande parte (95%) das operações realizadas através do mobile banking em 2015 são classificadas como movimentação não financeira (por exemplo, consulta de saldos e extratos);
  • O Internet Banking registrou 17,7 bilhões de transações no último ano, pouco abaixo das 18 bilhões verificadas em 2014. Assim, a representatividade do canal caiu de 37% para 33%, talvez influenciada pelo avanço da mobilidade.
A reportagem também destaca um dado do IBGE, segundo o qual 40% dos brasileiros possuem um smartphone atualmente, sendo que esse percentual deve subir para 65% em 2020.

Neste cenário, outra reportagem da Computerworld e um artigo no portal CIO destacam algumas tendências que estão afetando o mercado financeiro no Brasil e no mundo:
  • A preocupação em melhorar a jornada do cliente e sua experiência online, com aplicativos e interfaces de fácil uso e intuitivos. Os canais digitais criados nas últimas décadas estão melhorando cada vez mais as interações entre clientes e empresas;
  • O Banco Digital está surgindo rapidamente no Brasil e no mundo, revolucionando a interação com os clientes;
  • Os Bancos estão amadurecendo o conceito de Open Banking, que é voltado para a criação de um ecossistema de parceiros digitais, de diversos segmentos, que podem se conectar ao banco através de APIs para fornecer novos serviços financeiros;
  • Na carona do Open Banking temos a forte ascensão das Fintechs, as novas startups focadas em oferecer online alguns serviços financeiros específicos;
  • A Internet das Coisas (IoT) e a computação vestível também promete ajudar os bancos com o surgimento de gadgets voltados para serviços financeiros, principalmente para criar novos meios de pagamento via NFC.
Praticamente todos os grandes bancos e alguns dos pequenos e mégios bancos já estão investindo em novas tecnologias e abordagens para o mundo digital hiperconectado, voltados principalmente para as demandas de serviços das novas gerações.

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