maio 05, 2016

[Segurança] Cloud Computing e Segurança

Segundo uma projeção do Gartner, o mercado global de Computação em Nuvem (Cloud) Pública atingirá US$ 204 bilhões ainda em 2016, uma expansão de 16,5% sobre os US$ 175 bilhões movimentados no ano passado.

Apesar deste crescimento, a segurança continua sendo uma das principais preocupações que impedem a adoção de Cloud Computing. Segundo um estudo global da Intel Security, enbora 77% das empresas confiem na computação em nuvem mais do que há um ano, apenas 13% acreditam na capacidade dos fornecedores de nuvem pública em proteger seus dados confidenciais. Veja outros dados interessantes sobre segurança e Cloud:
  • Mais de um entre cinco participantes expressaram que a principal preocupação sobre o uso de Software como Serviço (SaaS) é ter um incidente de segurança de dados;
  • As violações de dados estão no topo das preocupações para as ofertas de Infraestrutura como Serviço (IaaS);
  • Apenas 23% das empresas entrevistadas sofreram perda de dados ou violações em seus serviços de nuvem;
  • 63% dos respondentes no Brasil afirmam confiar completamente nos serviços de nuvem privada para manter seus dados confidenciais seguros.

Desde o surgimento da Computação em Nuvem, a segurança sempre foi uma das maiores preocupações e um dos principais fatores que impediram adoção de Cloud nas empresas. é interessante notar que, passados tantos anos, isto continua sendo uma grande preocupação.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.