maio 11, 2016

[Cyber Cultura] Norma 17788 sobre visão geral e vocabulário para Computação em Nuvem

Desde Janeiro deste ano está valendo no Brasil a norma ABNT NBR ISO/IEC 17788:2015 ("Tecnologia da informação - Computação em nuvem - Visão geral e vocabulário"), que é uma tradução realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) da norma internacional equivalente (a ISO/IEC 17788, disponibilizada em outubro de 2014).

Esta norma fornece uma visão geral sobre o que é a Computação em Nuvem e, principalmente, padroniza um conjunto de termos e definições sobre o tema. Através desta norma, as empresas que trabalham no mercado de Cloud Computing, tais como as provedoras de serviços ou aplicações em nuvem, tem uma arquitetura básica de Cloud que podem utilizar como referência, além de poder adotar termos únicos e padronizados em toda a indústria. Os clientes de serviços em nuvem, por sua vez, podem mais facilmente comparar as ofertas feitas pelas empresas prestadoras de serviços de nuvem, pois todos poderão utilizar vocabulário e entendimento comuns.

Segundo uma reportagem que vi recentemente, "A disponibilização da norma de vocabulário e visão geral de Computação em Nuvem, em português, permite que empresas, usuários, associações de indústria, legisladores, reguladores e membros dos setores de TI e Telecom trabalhem com uma base sólida e comum entendimento sobre o que é a Computação em Nuvem, também o grupo de participantes e que tipo de benefícios dela podem ser obtidos. Isso possibilita que aspirantes a esse ecossistema possam ter uma melhor avaliação de riscos e elaboração de portfólio de produtos. Além disso, a norma permite que todos trabalhem sobre definições válidas internacionalmente, o que habilita empresas brasileiras a exportar seus serviços e consumidores brasileiros utilizarem adequadamente os serviços oferecidos tanto por empresas nacionais quanto estrangeiras."

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.