novembro 30, 2015

[Segurança] Bletchley Park

Bletchley Park é conhecido por ser o local aonde trabalharam os principais criptoanalistas britânicos durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, a maioria de suas instalações estão abertas ao público e o local funciona como um museu.

O local, que fica a 80 kilômetros de Londres (cerca de 40 minutos de trem), foi mantido em segredo por muitos de anos e chegou a ter cerca de 9.000 pessoas trabalhando durante a Segunda Guerra, em três turnos. Como era uma instalação super secreta do governo Britânico, as pessoas que trabalhavam lá eram proibidas de comentar qualquer coisa sobre o que faziam - nem mesmo com seus familiares mais próximos.

Um dos fatos que tornaram Bletchley Park conhecido é que foi lá aonde Alan Turing, o "pai da computação", trabalhou na quebra da máquina Enigma, o que permitiu aos aliados interceptarem e lerem as mensagens dos nazistas. Além do Alan Turing ser um personagem muito popular hoje em dia, o mais importante é que especialistas estimam que o trabalho realizado pelos criptoanalistas de Bletchley Park decifrando as mensagens nazistas conseguiu antecipar o final da Segunda Guerra na Europa em cerca de 2 anos.

Mas dois outros fatos, menos conhecidos, tornam este lugar muito especial para a história da computação moderna:
  • Lá, a criptoanálise deixou de ser um processo artesanal e passou a ser um processo industrial. Antes o criptoanalista recebia uma mensagem criptografada e ele, sozinho, fazia seus cálculos malucos para desencriptar aquela mensagem estecífica, validar o texto resultante, traduzí-lo para seu idopma e eventualmente ainda tinah que selecionar que partes da mensagem eram as mais importantes e deviam ser comunicadas. Em Bletchley Park foi criada toda uma estrutura e cadeia de processos aonde diversos times eram responsável por cada etapa na quebra de uma mensagem - desde os testes para descobrir a chave (no caso, a configuração da máquina Enigma que foi utilizada), passando para outro time responsável pela validação da mensagem, outro pela tradução e outro que iria encaminhar a mensagem para os demais órgãos de inte;igência. Como curiosidade, ninguém mais sabia que as mensagens estavam sendo interceptadas e desencriptadas, e para ocultar isso, os relatórios de inteligência eram escritos de forma a indicar que as informações tinahm sido obtidas por espiões aliados;
  • Bletchley Park construiu e hospedou o primeiro computador da história, o Colossus. Embora o ENIAC, nos EUA, tenha recebido a fama, o Colossus foi construído antes, mas sua existência foi mantida em segredo por muitos anos. A cada dia as máquinas Enigma utilizavam uma configuração diferente (dependendo dos rotores que utilizava, das posições iniciais dos rotores e dos fios em seu painel frontal, que configuravam algumas permutas de letras). Assim que uma primeira mensagem era capturada, os criptoanalistas descobriam a configuração da máquina Enigma fazendo testes automatizados através de máquinas batizadas de "Bomb" ("Bomba", pois elas faziam um barulho que parecia o tic-tac de uma bomba). A partir deste momento, todas as mensagens daquelas máquinas enigmas enviadas naquele dia poderiam ser decifradas, e essa tarefa ficava a cargo do Colossus.

Os fois fatos acima deram a equipe de Bletchley Park uma capacidade de decifrar mensagens sem precedência na história. Estima-se que eles conseguiram decifrar mais da metade das 3 milhões de mensagens que receberam durante a 2a Guerra.

Atualmente, Bletchley Park é um grande museu a céu aberto, aonde várias de suas instalações podem ser vistas pelo público. Além disso, o local hospeda o "The National Museum of Computing", um museu da computação que, entre outras exibições interessantes, possui uma réplica do Colossus em funcionamento.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.