junho 07, 2015

[Cidadania] Parabéns O Boticário

Para promover o Dia dos Namorados, a loja O Boticário lançou uma campanha especial, relacionada a uma nova coleção de fragrâncias Egeo,  que causou grande polêmica por representar casais hetero e homossexuais. O vídeo da campanha é muito bonitinho, com trilha da música "Toda Forma de Amor", de Lulu Santos, mas mesmo assim não passou desapercebido pelos preconceituosos de plantão.




A campanha foi alvo de protestos e recebeu vários comentários negativos nas redes sociais, carregados de preconceito homofóbico. Mas uma olhada rápida na página da campanha no Facebook, por exemplo, revela que também houve muito apoio dos consumidores.





De fato, o vídeo no YouTube coleciona, neste momento, mais de 40 mil comentários, e quase o dobro de "likes" do que de "deslizes".



Segundo o Boticário, o comercial quer dizer que "química e paixão vão além das convenções". Eles também estão de parabéns por manifestarem seu apoio a diversidade, uma vez que a proposta da campanha foi de abordar, com respeito e sensibilidade, as mais diferentes formas de amor - independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual.

Essa polêmica toda me lembrou um pouco um filme que assisti recentemente, chamado Selma (site), que aborda um capítulo muito especial na luta contra o preconceito racial nos EUA, ocorrido no Alabama em 1965. Resumindo bastante a história, a comunidade negra marcou um protesto pacífico em favor do direito ao voto para os negros, através de uma passeata que deveria ir da cidade de Selma até Montgomery. O resultado: os participantes foram reprimidos com muita violência pela polícia diversas vezes, inclusive com o apoio da população local branca, até então dominada pelo preconceito racial.



Casos como o comercial do O Boticário ou os protestos em Selma, há 50 anos atrás, mostram a importância de lutar contra o preconceito, em favor da igualdade de direito a todos.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.