abril 24, 2015

[Segurança] Finalmente tivemos um Ciber Apagão !!!!

Este é o FUD dos sonhos de qualquer um que promova a guerra cibernética e o ciber terrorismo: segundo reportado pela imprensa, finalmente tivemos um "ciber apagão", ou seja, um blackout massivo causado por um ciber ataque intencional.

Há alguns anos atrás cogitou-se que isto já teria acontecido em algum lugar do mundo, e os dedos foram apontados para o Brasil, que sofreu vários apagões em 2009. Mas nunca houve nenhuma evidência que ligasse os apagões a ciber ataques.

Agora, a Turquia pode ter sido vítima de um ciber apagão...

No dia 31 de março metade da Turquia sofreu uma grande falta de energia que durou 12 horas, afetando 45 das 81 províncias - ou seja, 40 milhões de pessoas incluindo aqueles que vivem na capital, Ankara, e na cidade de Istambul. Este foi o maior apagão no país nos últimos 15 anos. A Turquia foi transportada de volta para a idade de pedra.

Segundo especulação da imprensa, desmentida pelo governo da Turquia, o apagão na Turquia foi causado por um ataque cibernético comandado pelo governo do Irã. Este ataque cibernético teria sido uma vingança a um pronunciamento do presidente da Turquia, dias antes, em apoio ao ataque da Arábia Saudita a tribo rebelde de Houthi, que é apoiada pelo Iran. O comentário público ocorreu no dia 26 de Março e no dia 30 de Março (véspera do apagão) o governo do Irã exigiu uma retratação pública do governo Turco - o que não ocorreu. Dessa forma, especula-se que o apagão uma amostra do poderio de ciber ataque do Irã.

Ainda segundo a especulação da imprensa, o grupo iraniano "Ashiyane Digital Security Team" invadiu a rede de distribuição de energia da Turquia, e assim conseguiu desligar o país. Em favor dessa teoria, há a notícia de que a queda de energia foi causada por problemas na rede de transmissão e de que estaria relacionada a problemas técnicos nos sistemas da compania energética Turkish Electricity Conduction Company.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.