abril 10, 2015

`[Cyber Cultura] A revista INFO não existe mais!

Desde Fevereiro deste ano a Editora Abril parou de fazer a edição impressa da Revista INFO - desde então ela existe apenas na versão digital, disponível para assinantes das versões web ou para tablets e smartphones.


A favor desta mudança tem o fato de que os leitores da INFO tem experiência com tecnologia (ou, pelo menos, deveriam ter), e portanto se acostumariam facilmente com a versão digital.

O lado negativo é que ela reflete uma crise e uma necessidade de reestruturação da Editora Abril. É interessante notar que os anúncios das grandes estatais (como Petrobrás e Correios) sumiram das páginas das revistas da Abril após a última eleição presidencial, período em que a revista Veja publicou várias matérias de capa desfavoráveis ao governo federal.

Eu percebi esta mudança pois nos últimos meses senti falta de ver as capas da revista INFO nas bancas, sempre anunciando matérias interessantes (#sqn) como os testes das 10 impressoras ou smartphones, as listas dos 50 sites ou 100 apps essenciais para todo mundo, etc. Afinal de contas, ela era a "Capricho" do mundo da informática.

Pelo jeito a coisa não está indo muito bem para a imprensa nacional... O Jornal Estadão (O Estado de São Paulo) também anunciou recentemente alguns cortes e a extinção de alguns de seus cadernos.

Mas não podemos esquecer que essa migração da imprensa e dos livros para o mundo digital é uma tendência que é discutida frequentemente. Por exemplo, em 2012 a revista americana Newsweek encerrou sua versão impressa, para ressucitá-la em março de 2014.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.