março 03, 2015

[Segurança] Os primórdios da Guerra Cibernética

Durante a Campus Party 2015, o Adriano Cansian deu uma palestra interessante sobre "cibergeopolitica" (veja o vídeo aqui), aonde ele comentou sobre um caso  acontecido no final dos anos 90 que, por pouco, não foi o primeiro caso de guerra cibernética na história.

No final de Dezembro de 1998 o grupo Legion of the Underground (LoU) lançou uma "declaração de guerra" contra os governos do Iraque e da China, por conta de violações de direitos humanos e das medidas repressivas nestes países. O grupo declarou a intenção de interromper e desabilitar a infra-estrutura de Internet nos dois países, Iraque e China.

Em resposta, vários representantes da comunidade hacker Americana e Européia condenaram o ataque. Uma declaração pública (outra cópia aqui) foi feita em 07 de janeiro daquele ano, assinada pelo pessoal da revista 2600 e do ezine Phrack, do Chaos Computer Club da Alemanha, e pelos grupos Cult of the Dead Cow, !Hispahack, L0pht e Pulhas, entre outros. O texto é sensacional e merece ser lido. Em um trecho do documento, eles disseram algo sensacional:
"Declaring "war" against a country is the most irresponsible thing a hacker group could do. This has nothing to do with hacktivism or hacker ethics and is nothing a hacker could be proud of."
Ou seja, "Declarar "guerra" contra um país é a coisa mais irresponsável que um grupo hacker poderia fazer. Isto não tem nada a ver com hacktivismo ou ética hacker e não é nada que um hacker pode se orgulhar."

No final das contas, o grupo Legion of the Underground desistiu da sua tentativa de ciber protesto. (veja aqui uma notícia no site da CNN na época)

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.