março 11, 2015

[Cyber Cultura] A História do Garoa Hacker Clube

Há poucos dias foi lançado o Livro De Baixo Para Cima, que em um dos seus capítulos fala sobre o surgimento dos laboratórios comunitários no Brasil e discute sua importância como espaços para fomentar a criatividade, inovação e a invenção.

O livro conta, de forma bem resumida, superficial e um pouco distorcida, uma pequena parte da história da fundação do Garoa, e o maior pecado dele é ignorar o que eu considero ser o principal aspecto da criação do Garoa: esse foi o resultado de um grande esforço coletivo e colaborativo, aonde várias pessoas que não se conheciam (ou pouco se conheciam) se juntaram para criar o primeiro hackerspace brasileiro.

No site do Garoa nós tentamos transcrever um pouco desta história, que começou a tomar corpo em Junho de 2009 quando um dos fundadores do Garoa criou uma comunidade no Ning para divulgar a idéia de criar um hackerspace em São Paulo (na época, o Ning era gratuito, mas quando passou a ser pago nós desativamos a comunidade). Esta comunidade permitiu que várias pessoas familiarizadas com a idéia de um hackerspace começassem a se juntar, e foi nesta comunidade que começamos a discutir como viabilizar a idéia, começamos a mobilizar as pessoas interessadas e a planejar o que seria necessário para criar um hackerspace. O esforço durou mais de um ano, até que em agosto de 2010 conseguimos um espaço físico permanente na Casa da Cultura Digital e, no dia 20 de Fevereiro de 2011 realizamos a Assembleia de Fundação do Garoa.

Eu, particularmente, tive contato com a idéia de hackerspaces pela primeira vez em 2009, na Ekoparty, quando o Philippe Langlois (do hackerspace franc6es /tmp/lab) realizou uma palestra sobre os hackerspaces. Na época eu adorei a idéia, mas as pessoas com quem eu conversei achavam que não seria viável criar um espaço desses no Brasil. Eu frequentava periodicamente o site Hackerspaces.org até o dia em que vi que alguém tinha cadastrado lá o interesse em criar um hackerspace em São Paulo. Aí me juntei ao grupo e, assim, tive a feliz oportunidade de participar da fundação do Garoa. Contamos com 12 fundadores, e a maioria deles estão na foto abaixo.


Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.