março 09, 2015

[Cyber Cultura] Grandes mulheres do mundo da tecnologia

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a EMC Brasil colocou em sua página no Facebook uma série de posts homenageando quatro mulheres que fizeram a diferença e marcaram a história da tecnologia da informação:

  • Ada Lovelace: Celebrada como a primeira programadora da história, em 1842 ela escreveu o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina - a máquina analítica de Charles Babbage. Também desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas;

  • Grace Hopper: Certamente uma das mais famosas mulheres que trabalharam em TI, ela foi analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos e criou a linguagem de programação Flow-Matic, que foi a base para a criação do COBOL. Hopper também criou o primeiro compilador, de COBOL, primeira linguagem de programação de computadores a se aproximar da linguagem humana. A ela também é atribuído a identificação do primeiro "bug" de computador em 1947, quando um inseto causou um curto-circuito em um relay do computados Mark II;

  • Dra. Dana Ulery: Cientista da computação e pioneira em aplicações de computação científica, Ulery foi a primeira mulher engenheira da NASA, no Laboratório de Propulsão a Jato.
  • As programadoras do ‪‎ENIAC‬: O ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer - Computador Integrador Numérico Electrónico) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. antes dele, 80 mulheres na Universidade da Pensilvânia calculavam manualmente as equações para os cálculos de balística - o Exército chamava essa função de: computadores. Quando o ENIAC ficou pronto, seis mulheres foram escolhidas para testar a nova máquina.

Estas são apenas quatro, de muitas mulheres que influenciaram e continuam influenciando o mercado de TI. É importante relembrar suas histórias e destacar a participação feminina nesse mercado, que até hoje ainda trata as mulheres com preconceito. Pesquisas da Catho e do IBOPE confirmam que as mulheres ganham um salário, em média, 30% abaixo de seus colegas do sexo masculino.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.