janeiro 08, 2015

[Ciber Cultura] Documentario Garagem Maker

Há pouco tempo atrás foi criado um teaser para um documentário sobre o movimento Maker, batizado de "Garagem Maker". O vídeo é curto, mas é muito bem feito e bem interessante.


Garagem Maker - Documentario - Teaser from mobCONTENT on Vimeo.


No documentário, são mostrados vários espaços no Rio de Janeiro criados para incentivar a cultura do "Do-it-Yourself" (DIY), ou melhor, do "faca você mesmo". Os Makerspaces são espaços para incentivar as pessoas a consertarem e construírem coisas, disponibilizando equipamentos, componentes e a infra-estrutura necessária. Há diversos espaços como esse no Brasil e no mundo.

De certa forma, os Makerspaces são parecidos com os Hackerspaces, e tem várias similaridades: ambos são laboratórios coletivos que permitem aos seus frequentadores a realização de projetos e experimentos, e fomentam a troca de conhecimento. Mas os hackerspaces, na minha opinião, são espaços mais genéricos, que aceitam qualquer tipo de atividade relacionada a ciber cultura, incluindo palestras, jogos, oficinas de assuntos diversos. Já os Makerspaces, por sua vez, são espaços focados em "construir coisas". Nos Hackerspaces o mais importante não é construir algo, e sim socializar e compartilhar idéias.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.