dezembro 09, 2014

[Segurança] Hackers, criminosos e anonimato

O Chema Alonso é um pesquisador de segurança espanhol muito talentoso e um excelente palestrante - suas palestras são sempre bem informativas e divertidas, devido ao seu jeito bem humorado de apresentar.

Em 2012 ele deu uma palestra no TEDxRetiro batizada de "Hacking y anonimato para pasar un buen rato", aonde ele falou sobre o que são hackers e sobre o anonimato na Internet.


No início da sua palestra, Chema destacou que hackers são pesquisadores de segurança. Em suas palavras, "Nosso trabalho consiste basicamente em causar a insegurança, bem trabalhada, gerando relatórios (papers) para precisamente gerar segurança conhecendo a insegurança".

Em seguida, ele apresentou bem rapidamente uma de suas pesquisas recentes, aonde ele criou um servidor proxy próprio, que divulgou através da Internet, para analisar o que as pessoas faziam quando utilizam servidores de proxy para buscar acesso anônimo na Internet. Segundo sua pesquisa, a maioria dos usuários que utilizavam acesso anônimo o faziam para uso malicioso ou crimonoso. Este trabalho foi apresentado com mais detlhes na Defcon em 2012.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.