novembro 30, 2014

[Cidadania] Dia Mundial de Luta contra a AIDS

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é celebrado todo ano no dia 1º de dezembro. Na campanha deste ano, o Ministério da Saúde chama atenção para os 30 anos da luta contra a AIDS no Brasil.



A Pastoral da Aids e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também estão realizando uma campanha chamada “Cuide bem de você e de todos os que você ama. Faça o teste de HIV”. Esta campanha será desenvolvida em cerca de 11 mil paróquias e dioceses do Brasil durante 2015, chamando a atenção para a necessidade de prevenção e de realizar o teste rápido para o HIV. A campanha tem o padre Fábio de Melo como protagonista.

Não existe uma data exata sobre o começo da transmissão do vírus da AIDS, embora alguns apontem o ano de 1930, na África Central. Nas décadas de 60 a 80 foram registrados diversos casos de doenças sem que ninguém conseguisse explicar o motivo, até que em 1981, a AIDS foi reconhecida. Até o surgimento de tratamentos eficazes, a AIDS fez diversas vítimas, incluindo personalidades famosas no Brasil e no mudo, como o cantor Freddie Mercury, do Queen e os cantores Cazuza e Renato Russo (Legião Urbana).

Desde 1987, o dia 1° de dezembro é lembrado como o Dia Mundial da Luta contra o HIV/AIDS. A data foi instituída pela Assembleia Mundial de Saúde, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), como maneira de reforçar a solidariedade, a tolerância e alertar as pessoas para a prevenção ao vírus HIV.

Ter o vírus HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS: a AIDS (ou SIDA, em portugês) é o nome da doença, que é causada pelo vírus HIV. É possível que uma pessoa contaminada pelo vírus HIV (chamada de soropositiva) possa viver muitos anos sem apresentar sintomas e nem desenvolver a doença. Mas, mesmo nesses casos, eles podem transmitir o vírus a outras pessoas, normalmente através de relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.