junho 05, 2014

[Segurança] Tem Boi na Linha

Alguns ativistas brasileiros se reuniram e lançaram o site “Tem boi na linha?”, que contém um guia prático de combate à vigilância online. Esta iniciativa é direcionad a qualquer pessoa que precise ou deseje proteger suas comunicações e arquivos da vigilância governamental e de instituições privadas, incluindo participantes de movimentos sociais, ativistas e jornalistas.



O site é bem feito, com design caprichado e bem humorado. Ele apresenta muitas dicas de ferramentas e sites utilizados para proteger a nossa privacidade online, abordando diversas necessidades e as respectivas ferramentas: como usar senhas fortes, navegar anonimamente e com criptografia na Internet, utilizar e-mail criptografado com o GPG, usar chat criptografado, aonde hospedar sites e blogs, como apagar alguns de seus vestígios em arquivos e algumas dicas de como se proteger em redes sociais e no celular.

A Free Software Fundation (FSF) também lançou uma campanha muito legal, chamada "Email Self-Defense", para ensinar passo-a-passo como usar criptografia de e-mail com o GnuPG. Além do tutorial detalhado, o site deles também tem um infográfico bem bacana:


Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.