março 13, 2014

[Cyber Cultura] Revolução MAKER

A TV Info fez uma reportagem curtinha, porém bem legal, sobre o crescimento do movimento "maker" no Brasil, que resume um pouco da reportagem com o mesmo título que foi publicada na revista deste mês.

As reportagens dão destaque para alguns "makerspaces" e hackerspaces. A parte inicial da vídeo reportagem foi gravada no Garoa Hacker Clube :)




A reportagem na revista Info se limita a descrever 5 espaços existentes em SP: além do Garoa, fala do Lab de Garagem, o Garagem Fab Lab, o Pedro Terra Lab e o Laboriosa 89. Ela peca em dois aspectos:
  1. Se limitar aos espaços existentes na cidade de São Paulo, em vez de procurar exemplos em outras cidades e estados do Brasil;
  2. Misturar, no mesmo saco, hackerspace e "makerspace".

Na minha opinião, hackerspaces e makerspaces são dois conceitos parecidos, porém diferentes. Enquanto o "makerspace" é um local para as pessoas construírem coisas em um espaço de alguma forma colaborativo, o hackerspace é muito mais amplo: é um local para fazer qualquer coisa minimamemte relacionada com tecnologia, desde construir projetos, mas também fazer oficinas, palestras, discussões, ou simplesmente se socializar, englobando qualquer área do conhecimento que seja relacionada, sem existir a necessidade de se construir algo. Ou seja, enquanto o makerspace é um espaço focado em se construir algo, o hackerspace aceita qualquer tipo de atividade, sendo assim bem mais amplo e livre.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.