fevereiro 13, 2014

[Cyber Cultura] Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados

Nos dias 18 e 19 de Fevereiro ocorrerá a inauguração do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados (página no Facebook), um espaço para promover a interação entre a população e o congresso através do mundo digital, com o acesso e uso de dados abertos e das tecnologias livres no governo, além de promover a participação colaborativa da sociedade através da tecnologia.

A agenda de 2 dias inclui rodadas de apresentações e debates sobre "o que" e "como" ele deverá funcionar, e contará com a participação de várias pessoas relacionadas ao movimento de dados abertos, hackerspaces, "casas de cultura digital", ciber ativismo e transparência governamental.

O Laboratório Hacker (ou Ráquer) irá contar com um espaço físico aberto ao público e pretende fomentar a interação dos diversos órgãos da Câmada dos Deputados com a sociedade através das redes sociais e de ações cívicas como as "maratonas hacker", que permitirão utilizar os dados da gestão pública para ações da cidadania, e de forma colaborativa.



A iniciativa pretende estimular o trabalho colaborativo entre os cidadãos, o Parlamento e o próprio ambiente organizacional da Câmara. Os 3 principais desafios que o laboratório tem que assumir são: auxiliar no processo de gestão do e-democracia (espaço digital da Câmara onde os cidadãos participam de debates), desenvolver uma inteligência em relação às redes sociais para o Parlamento ouvir melhor os brasileiros, e criar novas plataformas de interação com maior transparência através do Laboratório Hacker.

Atualização (21/02): A inauguração do LabHacker da Câmara foi um grande sucesso e contou com participação do pessoal do Garoa Hacker Clube, do Tarrafa (hackerspace de Florianópolis) e de mais algumas ONGs relacionadas a cultura livre, transparência, etc. e teve um pouco de cobertura e vídeos da mídia:






Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.