janeiro 31, 2014

[Segurança] Cloud computing sob o olhar de um advogado

O Dr. Walter Aranha Capanema, advogado do Rio de Janeiro especializado em direto eletrônico e membro da CSA Brasil, deu uma excelente palestra sobre os aspectos jurídicos relacionados a Computação em Nuvem.

A palestra "Cloud computing: o olhar de um advogado" foi realizada nesta semana no Palco Arquimedes da na Campus Party 2014, que é o palco relacionado a palestras sobre segurança e redes.



Nessa palestra, o Walter Capanema abordou vários aspectos relacionados aos usos de Cloud Computing, como as legislações existentes (incluindo a Lei Carolina Dieckmann, neutralidade da rede e Marco Civil) e a questão dos termos de uso (que são os chamados "contratos de adesão") e suas cláusulas abusivas (como as cláusulas que ele chama de "mãe Dinah", aonde a empresa pode suspender o serviço se ela suspeitar que o usuário desrespeitou o contrato). Para exemplificar como os termos de uso são complexos, o Walter lembra que o termo de uso to facebook tem mais palavras que a constituição americana !!!

Ele também abordou muito a questão da privacidade e dos riscos de espionagem, com exemplos baseados nas denúncias do Edward Snowden (incluindo a recente notícia que a NSA espiona até mesmo os hábitos de jogadores online, incluindo no Angry Birds, Farmville e Call of Duty). E como a criptografia pode nos ajudar a proteger nossa privacidade.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.