janeiro 22, 2014

[Segurança] Chapa quente para os grandes varejistas nos EUA

As coisas não andam boas para as grandes lojas americanas: Além da Target e Neiman Marcus, especula-se que outras redes de lojas tenham sido invadidas recentemente.

Em dezembro/2013 a Target, uma das maiores redes de supermercados nos EUA, anunciou que teve sua rede invadida e foram roubados dados de cartões de crédito de mais de 40 milhões de clientes e dados pessoais de 70 milhões de clientes. Neste mês outra rede de lojas, a Neiman Marcus, também confirmou que foi invadida.

Comentário digno de nota: segundo o site Bank Info Security, enquanto a Target tem sido transparente e fez um grande esforço de comunicação para esclarecer os problemas causados pelo roubo de dados, o Neiman Marcus, por sua vez, pouco disse sobre o assunto e não deu nenhum detalhe sobre o incidente que sofreu.

Recentemente, surgiram rumores de que outras seis redes varejistas nos EUA também podem ter sofrido invasão e roubo de dados, provavelmente incluindo uma grande rede de hotéis e outra de restaurante.

Acidente? Negligência? É muito delicado apontar o dedo para alguém, mas não custa lembrar que há poucos anos atrás aconteceu um problema semelhante nos EUA: em 2007 uma gang liderada por Albert Gonzalez invadiu várias lojas e roubou milhões de dados de cartões de crédito, incluindo da TJX e, pasmem, da própria Target (de novo!?).

Minha avó dizia: "Errar é humano, mas persisir no erro é burrice". Será que este ditado ainda é válido na era da Internet?

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.