janeiro 30, 2014

[Cyber Cultura] 30 anos de Mac

No dia 24 de Janeiro de 1984 a Apple lançou o primeiro Macintosh, um computador extremamente revolucionário para a época: de fácil uso, com um gabinete único e monitor integrado (monocromático de 9 polegadas), interface gráfica e mouse. Isso sem falar no design e de possuir, de série, alto-falante e um drive de disquetes 3.5" (numa época em que os bolachões de 5 1/4 ainda dominavam).



De fato, o Macintosh foi o primeiro computador pessoal a contar com interface gráfica e mouse, muitos anos antes de surgir o Windows nos IBM-PCs e em uma época em que os poucos computadores pessoais existentes tinham uma interface puramente de texto. Para ajudar na sua popularização, o Mac já vinha com dois programas pré-carregados, o MacWrite e o MacPaint. Infelizmente nesta época o Brasil sofria da reserva de mercado, o que impossibilitava a importação dos Macs para o Brasil :(



O site da Apple tem uma chamada especial para celebrar esses 30 anos de sucesso, com um hot site contando a evolução do Mac nesse tempo todo, tanto do ponto de vista técnico quanto da revolução na usabilidade dos computadores. Também há uma página para os usuários descreverem qual foi o primeiro Mac que tiveram.



Um fato curioso é que o lançamento do Mac foi precedido por um comercial na Super Bowl, o maior evento esportivo e televisivo nos EUA. O comercial foi dirigido por ninguém menos do que Ridley Scott, que na época já tinha dirigido o primeiro Alien e o Blade Runner. No YouTube é possível encontrar também um vídeo do evento de lançamento do Macintosh, com o Steve Jobs tirando o Mac de uma sacola e ligando-o na frente de todo mundo.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.