dezembro 06, 2013

[Segurança] Black Hat bazuca faz sucesso ;)

Nos dias 26 e 27/11 tivemos a Black Hat Regional Summit São Paulo, que foi a edição regional da Black Hat, um dos mais importantes eventos de segurança em todo o mundo. O evento foi em um dos pavilhões do Transamerica Expo Center em São Paulo, e contou com uma área de palestras, no mezanino, e uma grande área de expositores, no andar térreo.

O que eu vi foi um evento grande, lotado de pessoas, aonde pude encontrar a maioria dos colegas de trabalho que conheço. A área de exposições era aberta a visitantes e foi sensacional: era bem grande, sem comparação com nenhum outro evento de segurança que conhecemos aqui no Brasil. E estavam presentes lá grandes e médias empresas, formando uma mistura bem representativa do nosso mercado. E, o que é melhor para os expositores e patrocinadores: a área de exposições tinha uma grande circulação de pessoas durante todo o evento, garantindo stands cheios. Lembrou um pouquinho os tempos áureos da Fenasoft e da Comdex.

 

Quanto as palestras, o formato "Regional Summit" contempla dois dias de palestras, com duas trilhas por dia. A maioria das palestras tinham um certo foco técnico, e várias pareceram ser bem interessantes. Ouvi reclamações e elogios, mas acredito que na média a avaliação foi positiva. As palestras eram de acesso restrito aos que se inscreveram no congresso (que era caro para os padrões brasileiros), mas a cada dia haviam dois keynote speakers em um grande auditório aonde os visitantes tinham acesso. Os visitantes também podiam desfrutar uma série de pequenas palestras que aconteciam em dois espaços dedicados no salão de exposições.

O aspecto mais estranho foi o fato da Black Hat acontecer em conjunto com o IT Forum Expo, que na verdade aconteceu em uma área isolada, e por isso haviam duas áreas de exposições e duas áreas de congressos distintas, o que causou um pouco de confusão entre os presentes. Ouvi muitas pessoas dizerem que, ao contrário do que aconteceu no espaço da Black Hat, a área de exposições do IT Expo Forum estava bem vazia.

E o troféu "pagação de mico" foi para a "Credencial VIP" que os patrocinadores distribuíram para algumas pessoas. Embora ela não desse nenhum detalhe sobre que tipo de acesso daria, muitas pessoas foram no evento crentes que poderiam assistir as palestras com a tal "credencial VIP". Entretanto, ela só dava acesso a área de exposições (VIP para quê, mesmo?), o que deixou muita gente frustrada, ou melhor, revoltada mesmo!



Na minha opinião, entre acertos e erros, a Black Hat não decepcionou ao desembarcar no Brasil. E, o que é melhor: já podemos reservar nossas agendas: a próxima Black Hat São Paulo ocorrerá nos dias 25 e 26 de Novembro de 2014.

No final de semana anterior a Black Hat tivemos a Co0L BSidesSP Black Hat Edition, a sétima edição da Co0L BSidesSP que ocorreu no domingo, 24/11, na Fatec de São Caetano do Sul. O evento foi um sucesso, e inclusive São Pedro e São Caetano ajudaram e nos pouparam da chuva: tivemos um dia parcialmente ensolarado e parcialmente nublado, mas sem chuva - o que foi ótimo para o evento.


Tivemos 220 presentes, incluindo uma caravana de alunos da universidade Federal de Itajubá, além de participantes que vieram de Limeira, São José dos Campos e BH. Todas as atividades tiveram um bom público, incluindo as duas trilhas de palestras e duas trilhas de oficina. O público também participou bastante das Lightning Talks, aproveitaram as palestras sobre carreira durante a Hacker Job Fair (parabéns ao Thiago Bordini, quem organizou isso) e lotaram a Brazilian Arsenal, uma atividade que criamos para divulgar as ferramentas open source de segurança desenvolvidas por brasileiros. E as crianças se divertiram na piscina de bolinhas!

Recebemos vários elogios pelas palestras e, principalmente, pelos comes e bebes: pela primeira vez em todas estas edições tivemos churrasco com direito a bastante salada (incluindo maionese, farofa, e tortas de frango e palmito) e o pessoal do The Pirates Bar serviu a todos com bebida farta: refrigerante, suco, cerveja, Jack Daniels e Vodka. Tudo isso, como manda a nossa tradição, era gratuito a todos ;) Claro que isso só foi possível graças aos nossos patrocinadores: Beyond Security, Conviso, ThinkLogical (que também patrocinou as bebidas) e a Trend Micro, além da Daryus Education.

O único aspecto negativo foi o roubo de um notebook durante o evento. Infelizmente sabíamos que isto poderia acontecer mais cedo ou mais tarde, pois roubo de notebooks é algo relativamente comum em qualquer evento. Mas, quando isso acontece conosco, é muito mais chato.

Já podem reservar na agenda também: a próxima Co0L BSidesSP será no dia 13 de Abril de 2014, na véspera do You Shot the Sheriff (YSTS).

2 comentários:

Julio Carvalho - @julioboris disse...

Faltou comentar que a comida era cara!!!

Anchises disse...

E o estacionamento também !!!

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.