dezembro 17, 2013

[Carreira] Cuidados com a festa de final de ano na empresa

Chega o final de ano e vem o inevitável: a festa de fim de ano da empresa!



Os eventos sociais nas empresas podem melhorar o relacionamento entre os colaboradores, mas também podem causar desconforto ao misturar o ambiente profissional com o pessoal, ainda mais por juntar colegas de grupos diversificados. Por isso, estas festas tem que ser bem planejadas: os empregados tem que se sentir acolhidos e confortáveis desde que as empresas criem ambientes que facilitem a aproximação e o apoio entre os empregados, sem causar situações desconfortáveis, vexatórias, de conflito, ou que acentuarem as diferenças. Eu achei nesse site um exemplo bem inteligente e humorado de uma série de convites para a festa da empresa.

Do ponto de vista dos funcionários, muitos acabam considerando a participação como sendo obrigatória, e assim encaram estas celebrações como uma obrigação profissional, em vez de um momento de lazer e integração.

Essa mistura do ambiente de trabalho com um ambiente informal exige cuidados especiais em relação à atitude de todos e é preciso se atentar a diversos detalhes para não comprometer a imagem dentro da companhia: tudo deve ser feito dentro de limites do respeito, da decência e do bom-senso. O site Curriculum.com.br publicou, há algum tempo atrás, alguns cuidados importantes para essas ocasiões, que eu aproveitei e acrescentei com alguns detalhes extras:
  • Bom-senso e cuidado ao tomar bebidas alcoólicas;
  • Trajes para a(s) festa(s): Simplicidade e elegância são sempre bem-vindas. Terno e gravata, nem pensar. Muito menos colocar a gravata na cabeça no meio da festa. Gravata não é bandana...
  • Evitar intimidades exageradas com pessoas do sexo oposto (ou mesmo com pessoas do mesmo sexo);
  • Cuidado com as máquinas fotográficas. Qualquer escorregadinha ou cena minimamente comprometedora vai direto para o Instagram e o Facebook. Cuidado para sua performance na festa não ser imortalizada;
  • Presentes para o amigo secreto: capriche na escolha, para evitar exageros e demonstrar consideração e carinho para com a outra pessoa.
Infelizmente, nessas ocasiões sempre há alguém que perde o controle, passa dos limites e, por conta da informalidade, acaba indo além do que se pode considerar adequado. Dependendo do ocorrido, isso pode gerar situações difíceis de serem contornadas no pós-evento, o que acaba prejudicando o relacionamento do funcionário com seus colegas ou com a empresa. Por isso, preocupe-se com a festa e, principalmente, com o "after party".

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.