novembro 12, 2013

[Segurança] Most Wanted Cyber Criminals

O FBI possui uma lista de "Most Wanted Cyber Criminals", disponível online no site deles. Há mais de 60 anos o FBI mantém uma lista de procurados (bem ao estilo daqueles cartazes que vemos em filmes de velho oeste), destacando os principais criminosos e terroristas que causaram grandes danos aos EUA.

Mas a criação de uma lista específica para os ciber criminosos mostra o aumento da importância dos crimes cibernéticos e, consequentemente, o aumento dos esforços do FBI nesta área. O FBI é a principal entidade do governo americano que investiga os crimes de alta tecnologia, incluindo fraude online, ciber espionagem, invasões de computador, fraude em telecom, malwares, scams e o ciber terrorismo.


As recompensas variam entre 20 mil dólares até US$ 100 mil, e a lista tem 10 ciber criminosos, além do link para o poster de uma gang de ciber criminosos europeus com outros 8 procurados. A maior recompensa, de 100 mil dólares, é para quem der informações que levem a prisão do russo Aleksey Belan, acusado de invadir bancos de dados de três grandes empresas de e-commerce dos EUA e revender os dados pessoais de milhões de clientes.



O IDG Now! publicou uma matéria sobre esta lista, aonde deu destaque ao caso de  Carlos Enrique Perez-Melara, de El Salvador, acusado de vender um Cavalo de Troia chamado "Spy Lover", que foi projetado para espionar maridos ou esposas. O FBI está atrás de Perez-Melara desde 2005, quando foi emitido um mandado de prisão por vender o seu programa para mil clientes que, em seguida, o usou para possivelmente infectar vários outros. O IDG Now! destaca que já fazem 8 anos que o FBI o procura (e note que, segundo o site do FBI, ele mora - ou morava - nos EUA!), e o prêmio para quem der informações sobre ele está em 50 mil dólares.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.