novembro 30, 2013

[Segurança] Criptografia: Algoritmos Simétricos e Assimétricos

Fui convidado para dar uma palestra sobre Algoritmos Simétricos e Assimétricos na CryptoParty, um evento super legal que aconteceu em São Paulo neste sábado, 30/11.

Aproveitei a oportunidade para criar uma apresentação nova, com um visual legal e uma distribuição de assuntos de forma a torná-la bem didática e, ao mesmo tempo, interessante - mesmo para o público que já conhece do assunto. Minha preocupação maior, sempre que palestro ou dou curso sobre criptografia, é que as pessoas consigam entender facilmente os conceitos básicos e principais, pois criptografia é, provavelmente, o assunto mais complexo em toda a área de segurança.


Nesta apresentação eu foquei principalmente em mostrar o que são a criprografia simétrica e a criptografia assimétrica. Intencionalmente deixei de fora vários assuntos correlatos, como criptoanálise, certificação digital (que eu apresento bem superficialmente) e assinatura digital (um conceito muito importante, mas que não abordei justamente para simplificar o material e dar um foco no que considerei ser o assunto principal para o evento).

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.