novembro 08, 2013

[Segurança] Como a NSA traiu a confiança de todo o mundo

O Mikko Hypponen deu uma palestra sensacional no TEDx de Bruxelas sobre o estado de vigilância e espionagem criado pela NSA e como isso afeta a nossa provacidde. A palestra, chamada "How the NSA betrayed the world's trust -- time to act",  é simplesmente sensacional, e ele resume muito bem em pouco mais de 19 minutos as denúncias contra a NSA e rebate todos os principais argumentos contra este esquema de espionagem.

Para exemplificar a importancia e o impacto da palestra, basta dizer que ela foi apresentada em Outubro deste ano e hoje, 8 de novembro, foi colocada no ar e está na home page do TED, em destaque!




Segundo Mikko, nós estamos de frente a um esquema de vigilância tão gigantesco que ninguém jamais poderia imaginar, nem mesmo George Owell, o autor do clássico livro 1984, que escreveu sobre um estado altamente vigilante e cunhou o termo "Big Brother".

Mikko ataca objetivamente vários fatos sobre o escândalo da NSA e os 4 principais argumentos a favor da espionagem anericana:
  • Fato "É vigilância massiva e indiscriminada": Mesmo que os EUA vigiem apenas ligações telefônicas e o acesso Internet de extrangeiros, e não de cidadãos americanos, estamos falando de praticamente 96% da população do planeta, que são "extrangeiros"! Ou seja, todos nós! Além do mais, eles não estão vigiando pessoas suspeitas de cometer algo ilegal - eles estão capturando dados e espionando todo mundo!
  • Fato "Um pouco de vigilantismo é bom": Sim, quando a polícia precisa investigar suspeitos ou potenciais suspeitos de um crime, ou monitorar um criminoso. Mas este não é o caso da NSA, que está espionando todo mundo, capturando dados de todos, indiscriminadamente.
  • Fato "Participação das empresas": Os primeiros slides sobre o PRISM mostra que a NSA capturava dados de várias empresas, como a Microsoft, Yahoo, Google, Facebook e Apple. Todas essas empresas negaram participar do programa. Uma explicação possível é que essas empresas foram hackeadas, invadidas pela NSA para capturar seus dados. É muito possível, ainda mais depois de recentes revelações de que a NSA grampeava links de comunicação entre os datacenters do Google e do Yahoo!. Mas o Mikko se esqueceu de outra coisa: essas empresas são proibidas, pelo governo, a divulgar a verdade sobre o relacionamento com o governo. Ou seja, mesmo que elas tenham colaborado intencionalmente, elas não podem revelar isso e são obrigadas a negar !!!
  • Fato "Perseguição ao Snowden": Acusar o Snowden de causar impacto nas empresas de Cloud Computing e empresas de software é como culpar o Al Gore pelos problemas do aquecimento global! Eles Não são a raiz do problema, eles estão apenas denunciando que o problema existe!
  • Argumento "Todo mundo já sabia disso": Errado! Ninguém sabia que todos estes programas existiam, e não podíamos imaginar isso nem nos nossos piores pesadelos. Pior ainda, não sabíamos que a NSA poderia chegar a ponto de forçar as empresas de software a colocar backdoors em seus produtos e chegaria a enfraquecer algoritmos de criptografia, e assim, colocar todos nos em risco nos forçando a usar softwares "menos seguros".
  • Argumento "Todos os países espionam": Sim, vários países espionam, mas o poderio de espionagem americano é muito maior, desproporcionalmente maior, por conta do domínio americano das tecnologias que usamos. Para exemplificar, quantos serviços e empresas americanas usamos no nosso dia-a-dia, e quantos serviços e equipamentos usamos da Suécia? Nós somos totalmente dependentes das empresas americanas (hardware, software, telecomunicações, Internet, serviços online, cloud computing, etc), e estas empresas são reféns da NSA.
  • Argumento "Os EUA estão combatendo o Terrorismo": Não é verdade, pois a espionagem é indiscriminada, incluindo líderes europeus, os presidentes do México e Brasil, o Parlamento Europeu e até mesmo o Papa! Os EUA estão tentando achar terroristas no Vaticano? Além do mais, será que o terrorismo é uma ameaça tão grande que justifica abrirmos mão de nossa privacidade, de nossos direitos, rasgar a constituição e a declaração universal dos direitos humanos?
  • Argumento "Não tenho nada a esconder": Talvez o pior deles, pois significa que estamos abrindo mão da privacidade, que é um direito fundamental nosso, que é a base da liberdade de expressão e, portanto, a base da democracia. Mesmo que você não tenha nada a esconder e seja brutalmente honesto na Internet, mesmo assim você se sente obrigado a compartilhar tudo sobre você com uma agência de espionagem de outro pais?

Ao final, Mikko aponta o uso do software livre como uma das poucas soluções que temos contra o massivo esquema de espionagem governamental.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.