outubro 27, 2013

[Cyber Cultura] Stop Watching Us

Stop Watching Us é uma campanha contra o esquema de espionagem e vigilância massiva criado pela NSA, a agência de segurança americana. Além disso, representa uma coalizão, batizada de StopWatching.us, com mais de 100 empresas, organizações de defesa da cidadania e pessoas - incluindo o Tim Berners-Lee, o aclamado "criador da Internet".

Neste sábado, dia 26/10, o grupo realizou um protesto em Washington que atraiu milhares de pessoas que manifestaram contra a espionagem por parte da NSA e que gritaram palavras de apoio ao ex-analista da CIA Edward Snowden, que divulgou milhares de documentos sobre este esquema governamental de espionagem e inteligência.

Recentemente a Electronic Frontier Foundation (EFF) lançou um vídeo promocional da campanha, que contou com diversas celebridades, ativistas, juristas, e outras figuras proeminentes falar contra a vigilância em massa pela NSA. O vídeo foi dirigido por Brian Knappenberger (que fez o documentário "We Are Legion: The Story of the Hackivists") contou com a participação de personalidades como o diretor Oliver Stone, o produtor Phil Donahue e os atores Maggie Gyllenhaal, John Cusack, Wil Wheaton e Molly Crabapple, além de alguns ex-profissionais da NSA.



Na área de segurança, o Bruce Schneier tem se envolvido muito com as denúncias de espionagem da NSA e ajudado o jornal britânico The Guardian. Por isso mesmo, ele se tornou uma voz ativa na crítica a NSA. Ele escreveu alguns artigos excelentes sobre este assunto, dois dos quais merecem destaque:
Em tempo: a EFF mantém uma ótima página sobre todas as denúncias de espionagem e vigilância da NSA.

3 comentários:

Mintir4 disse...

o q ia acontecer se todo mundo começasse a colocar palavras ligadas ao terrorismo aleatoriamente no meio dos seus comentários?

Ulisses Campos disse...

Interessante campanha.

Do ponto de vista prático, não acredito que vá mudar muita coisa. Mas o importante é criar o "awareness" nas pessoas para que não fechem os olhos diante da situação.

Ulisses Campos disse...

Campanhas iguais a essa representam o primeiro passo em direção a mudança.

E mesmo que não mude muito coisa em termos práticos é importante para criar "awareness" nos cidadãos.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.