setembro 26, 2013

[Cyber Cultura] 30 anos de GNU

Neste mês está sendo será celebrado o trigésimo aniversário do Sistema GNU, mais conhecido por sua versão utilizando o núcleo Linux, o GNU/Linux, e que tem o Richard Stallman como seu fundador e principal evangelista.

No dia 27 de setembro de 1983, Stallman divulgou a mensagem de lançamento do Projeto GNU, clamando pela liberdade do Linux e pela liberdade dos programadores em desenvolverem códigos livremente, sem as amarras do Copyright, das licenças de software ou de acordos de confidencialidade ou de não divulgação. O projeto foi batizado assim pois a sigla GNU significa "GNU is Not Unix", representando uma forma de protesto contra o Unix, que na época representava uma das maiores influências em termos de software proprietário.

Desde então, o conceito de software livre e open source amadureceu, apesar de muita resistência da indústria. O livro "Coding Freedom", da Biella Colleman, narra a história do surgimento do GNU e do movimento software livre, e discute com muita precisão a motivação e os desafios que surgiram, principalmente no começo do movimento GNU.

desde então, o Richard Stallman se tornou um grande evangelizador e divulgador da cultura do software livre, atingindo um status de ídolo e, ao mesmo tempo, maníaco (para seus críticos). De qualquer forma, sua influência é grande e suas idéias são bem consistentes. Um de seus momentos mais hilários está eternizado no vídeo "Richard Stallman (as St IGNUcius)".



Embora por muitos anos o Stallman possa ter sido considerado um radical ou visionário por muitos, hoje em tempos de espionagem desenfreada dos governos (como nos últimos escândalos envolvendo a NSA), vemos que os sistemas de código aberto representam as melhores alternativas que temos para evitar a espionagem governamental através do uso de backdoors. Após 30 anos, o mundo rende-se ao GNU.

Em tempo: o Garoa vai fazer um evento especial para comemorar esta data.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.