março 31, 2013

[Cyber Cultura] Mais um hackerspace, agora em São José dos Campos

O pessoal de São José dos Campos acabou de alugar uma casa para hospedar o "SJC HackerClube", o hackerspace que eles estão criando por lá.

Pelas nossas contas, do Garoa, já somos 8 hackerspaces no Brasil.

O pessoal lutou bastante para conseguir montar o hackerspace deles. Em agosto de 2011 Alex Porto, um dos fundadores e que já frequentou bastante o Garoa, anunciou na própria lista do Garoa que eles tinham a intenção de criar um hackerspace em SJC, a partir de um grupo inicial de 5 interessados na época.

Desde agosto de 2012 o pessoal começou a se encontrar e fazer reuniões em um quiosque no Parque Santos Dumont, um parque na região central da cidade. Os encontros aconteciam todos os sábados pela manhã, em um simples quiosque de parque mesmo. Eles também aproveitaram para se juntar a outro grupo, chamado "Automação no Parque", que já se reunia neste mesmo local, nas manhãs de sábado.

Após vários meses de encontros e discussões, eles decidiram que estavam prontos para organizar seriamente o hackerspace. Fizeram vários encontros para discutir os detalhes, juntar um grupo de "fundadores", procuraram um imóvel para alugar e escolheram o nome "SJC HackerClube". O interessante é que eles pensaram em vários nomes, mas acabaram decidindo por este. A opção mais legal de nome era "Sabugosa Hackerspace", em homenagem ao Visconde de Sabugosa, mas desistiram pois as obras de Monteiro Lobato ainda são protegidas por direito autoral :(

Segundo o Alex Porto, o SJC Hacker Clube já conta com 30 membros pagando mensalidade, incluindo 12 fundadores.

Na semana passada eles comentaram que fecharam o aluguel de uma casa e agora vão começar a organizar o espaço para receber o hackerspace. E, o melhor, já divulgaram a festa de inauguração, que será no domingo dia 07/04/2013 a partir das 10h.


Quer conhecer o SJC Hacker Clube? Comece por aqui:


OBS: Post atualizado em 31/3/2013

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.