fevereiro 20, 2013

[Cyber Cultura] Obesidade virtual?

Você já parou para pensar o quanto você está dependente dos serviços online e quanto tempo você passa conectado por dia? Quantas vezes você ou um amigo já interrompeu um almoço ou uma conversa para verificar o Facebook?

Provavelmente por conta disso, uma galera criou um tal de "índice de massa virtual", algo parecido com o famoso "índice de massa corpórea" (IMC), que mede a quantidade de gordura em nosso corpo.

Uma reportagem da revista Isto É no ano passado sobre o vício em redes sociais apresentou um questionário criado por Daniel Sieberg, autor do livro “The Digital Diet”, que ajuda a testar o quanto cada um usa as tecnologias digitais a nossa disposição. Este teste se propõe a ajudar no diagnóstico da dependência, o primeiro passo para adotarmos um controle (dieta) visando regular os excessos de uso.



Não sei quenato a você, mas o meu score deu 49 - ou seja, eu devo ter algo que poderiam chamar de "obesidade virtual mórbida"!!!

Mas nem tudo está perdido. Primeiro, ter é diferente de usar. Ou seja, podemos ter diversos perfis em redes sociais, mas não precisamos ficar conectados nelas o tempo todo! A reportagem dá algumas dicas para reduzir o uso e a dependência das redes sociais:
  • Estabeleça horários específicos para usar as redes sociais e a Internet
  • Mantenha uma vida também fora da Internet, visitando parques, encontrando amigos, etc.
  • Não use seus dispositivos eletrônicos (principalmente smartphone e tablet) se você estiver acompanhado. Deixe para usá-los quando estiver sozinho e aproveite mais a compania dos amigos e familiares.
  • Evite a tentação de ficar sempre atualizando seus gadgets. Sempre haverá um aparelho novo esperando ser comprado.
  • Cuidado ao postar informações pessoais nas redes sociais. Só compartilhe informações que você compartilharia também na vida real.
  • Evite usar o smartphone nas horas da refeição. E nunca o leve para a cama.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.