janeiro 24, 2013

[Segurança] Arrombadores de Computador

"Piratas dos tempos modernos...
Arrombadores de Computador..."

A reportagem abaixo, do Fantástico em 1993, mostra que naquela época os "hackers" já podiam entrar em sistemas em qualquer lugar do mundo. (aqui tem outro link no YouTube)

Hoje esta reportagem pode até soar engraçada, mas ela não é melhor do que muitas das notícias que vemos até hoje quando se trata de ataques cibernéticos e segurança online. Talvez ela tenha lançado o modelo: mostrar adolescentes invadindo computadores, como se isso fosse a coisa mais fácil do mundo (e, na verdade, nem é tão difícil mesmo) e como se eles fossem causar o fim da civilização. Isso tudo sendo mostrado sem ter uma mensagem clara de conscientização, só mesmo para chamar a atenção. E desde aquela época a imprensa já propagava uma imagem negativa dos hackers.


Mas não dá para negar que há passagens que, pelo passar do tempo, ficaram engraçadas, como quando o repórter chama de "os homens do computador" o pessoal de TI de um colégio aonde estudava um "jovem hacker faltoso". Outras cenas interessantes incluem o pessoal acessando BBS, a cena do vírus que derrubava as letras da tela (o Cascade), e o repórter sendo xingado por um hacker e dizendo que a tela do micro ficou toda bagunçada pois ele "brincou com hacker".

Este vídeo caiu na boca do povo recentemente, quando o site Não Salvo publicou um post com 8 reportagens antigas sobre tecnologia. Vale a pena dar uma olhada :)

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.