outubro 16, 2012

[Cyber Cultura] Ada Lovelace Day

Hoje, 16/10, é o Ada Lovelace Day, um dia criado em homenagem a Ada Lovelace e para celebrar as mulheres na informática.

Ada Lovelace foi uma britânica, que viveu de 1815 a 1852 e é considerada a primeira programadora de computadores da história. Entre os anos de 1842 e 1843 ela conheceu o trabalho de Charles Babbage e, enquanto o ajudava, acabou escrevendo um algoritmo para ser utilizado na máquina analítica que Babbage criou (teoricamente, pois a máquina não foi construída). Os trabalhos de Babbage e Ada são considerados o primeiro computador e o primeiro software, respectivamente. Para quem quiser saber mais, o artigo da Wikipedia em inglês detalha um pouco o trabalho dos dois.

Nos anos de 1980, o Departamento de Defesa dos EUA criou a linguagem de programação chamada Ada, em sua homenagem.

Nota (adicionado em 17/10): Este site contém uma reprodução dos documentos originais do Charles Babbage e da Ada Lovelace, incluindo o documento "Sketch of the Analytical Engine", que é o documento traduzido pela Ada que contém a famosa "Nota G" atribuída a ela, aonde é descrito um "algoritmo" para a máquina de Babbage.

Um comentário:

Rafael H M Pereira disse...

An, Acho que voce vai gostar disso aqui:

Lord of the Rings Demographics:

http://urbandemographics.blogspot.com.br/2012/10/off-topic-lord-of-rings-demographics.html

abraço, Rafa

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.