agosto 07, 2012

[Segurança] Campeão da HackCup !!!

O Futebol brasileiro e a comunidade hacker brazuca tem motivo para se orgulhar: nós fomos campeões da terceira edição da HackCup, um campeonato de futebol realizado anualmente durante a Defcon.

A HackCup foi criada em 2010 pelos Argentinos, que aproveitaram aquele ano de Copa do Mundo para organizar um mini-campeonato de futebol entre os participantes da Defcon. Naquele ano o nosso time perdeu todos os dois jogos que participou, porém chegamos até as quartas-de-final pois um time de nossa chave faltou e, por isso, tivemos uma vitória por WO. No final, venceu o time da África do Sul, TEAM ZA. No ano passado tivemos uma campanha muito melhor, com um time melhor preparado e com bons jogadores, que ganhou os dois primeiros jogos mas também paramos nas quartas-de-final. No ano passado tínhamos poucos jogadores na reserva e, com a saída de dois jogadores contundidos, o pessoal não teve fôlego para ganhar o terceiro jogo. E o vencedor de 2011 foi o FOCA Team, o time formado pelo pessoal da Espanha.

Neste ano as coisas foram diferentes. Tivemos uma participação record de brasileiros na Defcon, e com isso, conseguimos montar dois times para a HackCup. Embora os dois times tenham passado para as quartas-de-final, eles acabaram jogando entre si, pois o BRA Team ficou em segundo em sua chave e o BRA Team 2 ficou em primeiro. O time vencedor, o BRA Team 2, foi para as semi-finais e, em seguida, enfrentou o FOCA, o campeão do ano passado, na final. Com a saída do primeiro time, o BRA Team, aproveitamos para escalar os melhores jogadores para o BRA Team 2, mesmo porque tínhamos poucos reservas no time. O jogo da HackCup é muito rápido e cansativo, pois o campo é pequeno e não há saída de bola, por isso o jogo é praticamente non-stop. A substituição dos jogadores, que pode acontecer a qualquer momento e sem limite de substituições, é fundamental para manter o time com fôlego para acompanhar a velocidade da partida.


A partida final foi emocionante. O FOCA, que tinha vencido o BRA Team no primeiro jogo do campeonato de lavada, por 9x1, fez dois gols no início do jogo e disparou no placar com 2x0. Felizmente, no decorrer da partida, o BRA Team 2 conseguiu virar e fez 3x2 para nós. O jogo tem apenas 15 minutos, e faltando menos de 1 minuto, o relógio começa a mostrar os segungos que faltam para o final da partida - algo extremamente extressante e que nos faz valorizar cada segundinho. Enquanto gritávamos desesperadamente para o pessoal segurar a bola e garantir a vantagem, o FOCA conseguiu fazer o terceiro gol e empatar a partida faltando menos de 50 segundos. Desespero total da torcida brasileira presente. Mas, enquanto os espanhóis estavam comemorando e os torcedores brasileiros chorando, o nosso time pegou a bola e, faltando cerca de 20 segundos para o final da partida, chegou até o campo adversário e o Jorge, um dos melhores jogadores do time, fez o gol que garantiu a nossa vitória.

E o time brasileiro sagrou-se campeão da HackCup 2012.


Pelo que nós lembramos, a campanha brasileira foi mais ou menos a seguinte:

BRA TEAM  1 x 9  FOCA Team
BRA TEAM  6 x 2  Goal++

BRA TEAM2  7 x 3  CORE (ou Immunity?)
BRA TEAM2  7 x 1  Cosmic Kites

Quartas:     BRA TEAM    3 x 7  BRA TEAM2
Semi-final: BRA TEAM2  3 x 2  GOAL SPRAYERS
FINAL:     BRA TEAM2  4 x 3  FOCA Team

O melhor de tudo não foi a simples vitória na HackCup: é pensar que isto foi o resultado de três anos de luta, de uma campanha que foi melhorando aos poucos, ano a ano. A cada derrota nós adquiríamos mais experiência e aprendíamos com os nossos erros. No primeiro ano nós não estávamos preparados para jogar e não conhecíamos o esquema de jogo, e sofremos com a velocidade do jogo, com o cansaço e sem saber usar a tabela a nosso favor. No segundo ano estávamos melhor preparados, mas tínhamos poucos reservas e fomos vencidos pelo cansaço. Neste ano o pessoal estava entrosado e tínhamos bons jogadores, e nos preocupávamos em manter uma troca constante dos jogadores.

Foi uma vitória da equipe, coroada com alguns talentos individuais que ajudaram a fazer a diferença.

Um comentário:

Pedro H. Matheus disse...

Fala Anchises, Parabens aos representantes brazucas na Hackup, esse ano a "ervilha atômica" não pode aparecer (Vulgo Pedrão goleiro) Mas ano que vem se Deus quiser e os chefes/Orientadores/Clientes/Demais seres deixarem estarei lá.

Grande Abraço
Pedro H. Matheus

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.