julho 18, 2012

[Cyber Cultura] Um ano de Ônibus Hacker

Hoje, 18 de Julho, o pessoal responsável pelo Ônibus Hacker está comemorando um ano do projeto.

Com a colaboração de voluntários, o grupo conseguiu juntar mais de 55 mil reais através do Catarse e comprar um ônibus antigo, de 1989, que foi transformado no Ônibus Hacker. O Ônibus Hacker é um laboratório sobre quatro rodas no qual hackers de toda sorte embarcam por um desejo comum: ocupar cidades brasileiras com ações práticas de engajamento político, social e online através de qualquer apropriação tecnológica, gambiarra, questionamento e exercício de direitos.

O grupo já realizou 12 "invasões": no Festival CulturaDigital.Br, no Churrascão de Gente Diferenciada na Cracolândia, Fórum Social Temático em Porto Alegre, Restinga (uma das maiores periferias de Porto Alegre), no BaixoCentro, Hackeria Ribeirão Preto, Open Government Partnership, Casa Fora do Eixo Minas, na Virada Cultural em São Paulo (quando eles fizeram também parte da Virada Hacker do Garoa), na Virada Digital de Paraty, e no Pimp my Carroça durante a Rio+20 no Complexo do Alemão e na Cidade de Deus.

Vale a pena lembrar que o busão esteve presente prestigiando com muito sucesso a Virada Hacker organizada pelo Garoa Gacker Clube, quando eu tive a sensacional oportunidade de palestrar dentro do ônibus.

O vídeo abaixo foi feito durante a "invasão" na Virada Digital de Paraty.




Invasão Hacker Paraty - Ônibus Hacker from Filmes para Bailar on Vimeo.


Até aonde eu sei, a próxima parada do ônibus Hacker será no Fórum Internacional de Software Livre (FISL), em Porto Alegre.

Vida longa ao Ônibus Hacker !!!

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.