maio 17, 2012

[Segurança] O mercado global de pirataria de software

A Business Software Alliance (BSA) publicou recentemente seu estudo anual sobre a pirataria de software, o 2011 Global Software Piracy Study, que incluiu entrevistas com usuários de computadores em todo o mundo para traçar o perfil e os hábitos de quem adquire software pirata ou software que não esteja devidamente licenciado.

Segundo o estudo, há uma nítida diferença entre os hábitos e perspectivas dos usuários nos mercados emergentes e nos desenvolvidos, o que ajuda a explicar porque a taxa de pirataria global ficou em 42 por cento em 2011, enquanto o mercado de software pirata continua em constante expansão no mundo em desenvolvimento, levando o valor comercial de roubo de software para a cifra global de 63,4 bilhões dólares.

A BSA criou um site bem interativo para divulgar o relatório, aonde é possível abaixar o relatório completo ou mesmo ver informações sobre países específicos. A taxa de pirataria no Brasil, por exemplo, representa 53% do mercado de software, bem maior do que a média global, de 42%, que certamente é baixa por causa do baixo índice de pirataria nos países desenvolvidos (nos EUA, por exemplo, é de apenas 19%, e na Alemanha e Inglaterra, 26%). Claramente a pirataria de software é fruto de problemas econômicos e sociais.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.