maio 21, 2012

[Carreira] Mentiu no Currículo?

Na semana passada, o CEO do Yahoo!, Scott Thompson, renunciou alguns dias depois de sair a notícia no mercado de que ele teria mentido em seu currículo. O executivo mentiu ao colocar em seu Currículo que tinha se formado em Contabilidade e em Ciência da Computação pela universidade de Stonehill em 1978, quando na realidade ele é formado apenas em Contabilidade e a universidade só começou a oferecer o curso de Ciência da Computação em 1983, cinco anos após Scott Thompson ter se formado. Ops!

O pior de tudo é que ele carregava esta mentira no Currículo desde meados do ano 2000, quando foi contratado para trabalhar na eBay, e depois virou presidente da PayPal. Ou seja, nenhuma dessas empresas, além do Yahoo!, haviam percebido a mentira no CV... Ops!

Este caso ilustra duas tristes realidades no mercado de trabalho: muita gente mente no Curriculum e, mesmo assim, muitas empresas não tem o hábito de verificar e validar os currículos e referências dos profissionais que contratam.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Kroll e publicada em uma edição especial da revista Super Interessante sobre "A Ciência da Mentira", 42% dos currículos que a empresa analisou em 2010 tinham alguma informação falsa. Segundo a pesquisa, 41% das pessoas mentem sobre os empregos anteriores em seus currículos e 19% (quase 1/5) mentem sobre o histórico escolar. Além disso, 15% omitem o desemprego e 4% mencionam um suposto cargo de direção, que nunca tiveram.

Entrevistando profissionais, eu já peguei vários Currículos com algumas mentiras. As mais fáceis de identificar na hora da entrevista são as mentiras sobre fluência em outro idioma (basta ameaçar fazer a entrevista em outra língua para assustar o entrevistado) e sobre os conhecimentos técnicos (basta algumas perguntas práticas) - duas mentiras também muito comuns em currículos.

Agora você já sabe: se um dia você pegar o Currículo de um candidato a emprego que parece um Ninja, cheio de qualificações e com todos os conhecimentos que um ser humano jamais poderia ter conseguido, desconfie. Infelizmente, já encontrei algumas pessoas que mentem patologicamente sobre as suas carreiras.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.