abril 10, 2012

[Segurança] Os países e a corrida armamentista na Internet

No início deste ano a McAfee e a empresa Security & Defence Agenda (SDA) lançaram um relatório em conjunto, chamado "Cyber-security: The Vexed Question of Global Rules" ("Cyber-segurança: a polêmica questão de regras globais") em que discutem como os países estão se preparando para se defender de ciber ataques e de um cenário de guerra cibernética.

Alguns dos resultados do estudo são os sequintes:
  • 57% dos especialistas mundiais entrevistados acreditam que está acontecendo uma "corrida armamentista" no espaço cibernético.
  • 43% identificaram danos ou ataques a infra-estrutura crítica como sendo a maior ameaça representada pelos ciber ataques
  • 36% dos entrevistados acreditam que a segurança cibernética já é mais importante do que uma defesa antimísseis.
  • Mais da metade (56%) dos entrevistados destacam o déficit de mão de obra qualificada
  • Os exercícios de segurança cibernética que vários países tem realizado não estão recebendo forte participação da indústria: apenas 20% dos entrevistados no setor privado tomaram parte em tais exercícios.


Um dos aspectos mais comentados do relatório é que ele criou um ranking entre os 23 países analisados, segundo o qual a Finlandia, Israel e Suécia são os países melhor preparados em termos de defesa cibernética - melhores até que os Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, China e Alemanha. O México foi o país com pior posição no ranking. O relatório detalhou cada país e considerou que a maioria dos países tem um baixo nível de preparação para se defenderem de ataques cibernéticos.



O press release está disponível no site da McAffee e o relatório completo pode ser abaixado do site da SDA.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.