abril 26, 2012

[Cyber Cultura] Viciado em Internet

O pessoal do Jornal Hoje fez uma reportagem na semana passada sobre um teste criado pela pesquisadora Kimberly Young, da Universidade de Pittburg nos Estados Unidos, que ajuda a identificar se alguém está viciado no uso da Internet.

O teste, disponível na página da reportagem do Jornal Hoje, é um daqueles testes simples, estilo Capricho ("Será que meu namorado gosta de mim?"), formado por 20 questões de múltipla escolha que no final dá uma nota que mede o vício em Internet em três graus: leve, moderado e severo.

Mais importante do que fazer o teste e calcular a nota que você tirou (eu fiz apenas 18 pontos, o que me coloca como alguém sem vício, acredite se quiser), é aproveitar a oportunidade para refletir sobre as perguntas feitas e identificar os comportamentos que levam ao uso compulsivo da Internet. Por exemplo:
  • Com que freqüência você deixa para depois as tarefas para passar mais tempo online?
  • Com que freqüência suas notas ou tarefas da escola (ou to trabalho!) são afetadas pelo tempo que você passa online?
  • Com que freqüência você se sente preocupado (a) com a internet quando está offline?
Segundo os especialistas, para os viciados a Internet traz a sensação de euforia e felicidade. O uso exagerado da Internet e dos jogos online pode acarretar diversos problemas de saúde, como a insônia, transtornos alimentares, distúrbios de postura, tendinites, problemas de audição e síndrome do olho seco. Isso sem falar dos riscos digitais que já conhecemos: exposição à pornografia infantil e pedófilos, cyber bulling, e a infecção por vírus ou códigos maliciosos.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.