abril 02, 2012

[Cyber Cultura] Twacistas no Brasil e no mundo

Uma recente notícia sobre comentários racistas online na Inglaterra troxe a tona um novo termo, os Twacistas (ou Twacists, no termo original em inglês, originário da expressão "twitter racism"), que são os racistas que utilizam o Twitter para espalhar suas mensagens de intolerância e ódio pelas redes sociais.

No caso da Inglaterra, algumas pessoas recentemente utilizaram o twitter para enviar mensagens racistas ou provocativas para diversas personalidades e jogadores que tinham perfil na rede social - "tinham", pois segundo a reportagem do jornal britânico The Guardian, algumas celebridades chegaram a cancelar suas contas para evitar estas mensagens. Lá, um jovem de 21 anos foi condenado a prisão por fazer comentários racistas sobre alguns jogadores e ex-jogadores de futebol.

Infelizmente estes casos de preconceito online são frequentes no Brasil, normalmente envolvendo mensagens negativas direcionadas a negros, homossexuais e nordestinos - mas, na verdade, qualquer minoria ou grupo social pode ser vítima de racismo online (assim como é vítima no mundo real).





Mesmo com a prisão de várias pessoas que promovem o preconceito online, ele continua existindo aqui no Brasil e no mundo. Recentemente, a Polícia Federal fez a chamada "Operação Intolerância", aonde prendeu os dois responsáveis pelo blog racista chamado "Silvio Koerich", que usavam o blog para publicar mensagens que faziam apologia à violência, sobretudo contra mulheres, negros, homossexuais, nordestinos e judeus, além da incitação do abuso sexual de menores.

Estes casos mostram que a Internet nada ais é do que um reflexo do que nós somos no mundo real. Existe preconceito e crime online pelo simples motivo que eles também existem no mundo real. O preconceito, em particular, é fruto da falta de educação, da falta de tolerância e de respeito ao próximo, oriundo de pessoas que lamentavelmente não conseguem entender nem aceitar as diferenças entre as pessoas.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.