fevereiro 28, 2012

[Carreira] Graduação ou Certificação?

Está aí uma pergunta que sempre aparece, principalmente entre as pessoas que trabalham no mercado de TI (e segurança também): se vale a pena investir em um diploma de graduação ou uma certificação profissional. O Gilberto Sudré respondeu esta pergunta recentemente. O Max Gehringer também respondeu duas perguntas no início do ano sobre isso, em sua coluna na CBN.

Mas eu adiciono um terceiro elemento importante para a carreira, além do diploma (de graduação e pós) e da certificação: o domínio de uma ou mais linguas extrangeiras (no mínimo, o Inglês).

A minha opinião sobre este assunto é muito baseada na minha experiência pessoal e na minha própria formacão. Eu enxergo que a graduação, a pós-graduação e o conhecimento de outras línguas são conhecimentos (e diplomas) que valem para toda a nossa vida, enquanto as certificações tem um foco muito mais específico e, normalmente, tem um período de validade limitado.

Ou seja:
  • Formação tradicional (graduação e pós-graduação): Normalmente os cursos de graduação não abordam exatamente o que é necessário para o mercado de trabalho - isso porque o objetivo de uma graduação bem feita é o de oferecer uma visão de todo o conhecimento básico naquela determinada área do conhecimento. Na prática, muito do que vemos em uma sala de aula não será utilizado no nosso dia-a-dia profissional, mas serve para nos dar um conhecimento básico e cultivar uma nova forma de raciocinar e pesquisar por conta própria. A pós-graduação, por sua vez, normalmente é mais focada em um assunto específico e, no caso dos cursos Lato Sensu (chamadas também de especialização), é mais voltada para a realidade do mercado de trabalho. De qualquer forma, o mais importante na minha opinião é que um diploma de graduação e de pós vale para toda a sua vida e para qualquer área de trabalho. Se daqui a 10 anos você sair da área de desenvolvimento e virar um DBA ou um profissional de Segurança, seu diploma continuará sendo valorizado.
  • Domínio de idiomas: Na área de TI é fundamental dominar o idioma inglês, e preferencialmente, conhecer um segundo ou terceiro idioma (como espanhol, alemão, francês ou mandarim, por exemplo). O Inglês é muito usado pois a maior parte da litertura técnica dispon;ivel está no idioma inglês, incluindo os melhores e mais atualizados livros, artigos, sites e blogs. Além do mais, o inglês é a língua mais utilizada na Internet, além de te abrir portas para trabalhar em empresas multinacionais e americanas, em particular. Como se isso tudo não bastasse, o conhecimento de uma língua também é algo que você leva para toda a sua vida, inclusive para a vida pessoal. Mas é necessário tomar um cuidado: o dominio de um idioma exige o uso constante, caso contrário acabamos nos esquecendo e perdendo a fluência.
  • Certificações profissionais: São muito valorizadas pelas empresas e muito comuns no mercado de TI, pois ajudam a selecionar um bom técnico - pois o mercado parte do suposto de que o profissional certificado domina aquele assunto ou tecnologia específico. Entretando, a certificação normalmente tem um foco bem específico e tem um prazo de validade (ou você é obrigado a renovar periodicamente, ou a validade está atrelada a versão do produto que você se certificou). Por isso mesmo eu encaro a certificação como um tipo de conhecimento volátil, temporário e descartável, que te ajuda somente por um determinado período de tempo e em um emprego específico. Se você trabalhar em uma empresa que usa outra tecnologia, sua certificação anterior não tem mais valia.


Para exemplificar, em 1998 eu tirei certificação em um produto específico de Firewall. Desde então, este produto já mudou de versão várias vezes e no meu trabalho atual eu não preciso mais lidar com a operação de ferramentas de segurança. Portanto, minha certificação de 1998 não me serve para mais nada hoje em dia, e nem poderia servir, pois está obsoleta. Entretanto, o meu diploma de graduação de 1996, o diploma de pós que tirei em 2000 e os cursos de inglês que eu pagava com o meu salário de estagiário em 1994 são válidos até hoje.

Por isso, a minha recomendação pessoal para quem trabalha na área de tecnologia ou pretende trabalhar é:
  • Preferencialmente, invista no melhor curso de graduação e na melhor faculdade que você puder;
  • Independente de qualquer coisa, invista em um curso de inglês (que, inclusive, pode ser feito em paralelo a faculdade e ao trabalho);
  • Invista nas certificações que o mercado de trabalho valorize e que necessariamente sejam requisitos para você conseguir uma promoção no seu emprego atual ou conseguir um emprego melhor. A certificação também deve ser relacionada a uma tecnologia que você utiliza no seu dia-a-dia ou que pretenda trabalhar com ela, caso contrário será tempo e dinheiro perdido.

2 comentários:

Luiz Firmino disse...

Recomendo também um profundo conhecimento do negócio para alinhar os requerimentos de segurança com os requerimentos de negócio. Uma análise de risco é diferente para cada organização (governo, indústria, banco, etc).

Abraços,

- Luiz Firmino, CISSP, CISM, CRISC, C|CISO

https://www.linkedin.com/profile/view?id=1571978
http://luizfirmino.blogspot.com/
@ph112u1n0

Marco Andrade disse...

Ótimo artigo! Gostaria de complementar o assunto com um artigo do meu blog-http://www.marcoandrade.com.br/graduacao-ou-certificacao-em-ti-qual-o-melhor-caminho-para-o-sucesso/

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.