janeiro 17, 2012

[Cyber Cultura] Blackout na Internet

Está marcado para o dia 18/01 um grande blackout na Internet em protesto contra dois projetos de lei americanos conhecidos como SOPA (sigla de Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect Intellectual Property Act) Vários sites que são contra os projetos de lei irão ficar fora do ar neste dia.

O SOPA e o PIPA, são dois projetos de lei que pretendem conceder ao governo americano e entidades privadas poderes para forçar os provedores de acesso e sites de busca para bloquear as tentativas de acesso a determinados sites que sejam considerados violadores da propriedade intelectual e prevê inclusive que seja criada uma lista negra para permitir às corporações e outras entidades privadas censurarem sites estrangeiros sob ordens judiciais.

Os críticos aos projetos de lei defendem a liberdade de expressão e dizem que a lei pode promover a censura na Internet. Embora os projetos de lei sejam válidos para os EUA, ativistas de todo o mundo estão se mobilizando contra o SOPA e o PIPA pois eles podem ter um alcance global, visto que muitos dos principais serviços que utilizamos na Internet ainda são fornecidos por empresas americanas.

Mais informações:




Atualização: O site Gigaom publicou uma galeria com screenshots dos principais sites que participaram do Blackout. (veja exemplo abaixo)

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.