dezembro 16, 2011

[Segurança] Aprendendo Criptografia

O blogueiro e profissional de segurança Javvad publicou ontem duas definiçõs bem curtas e objetivas sobre o que é Criptografia:

  • Versão objetiva, para o seu diretor: "Criptografia é o processo de transformar uma informação usando um algoritmo para torná-la ilegível para todos, exceto os que possuem conhecimentos específicos, geralmente referido como uma chave. O resultado do processo é a informação criptografada. Em muitos contextos, a palavra criptografia também refere-se implicitamente ao processo inverso, de descriptografia para tornar as informações criptografadas legíveis novamente."
  • Versão para dummies: "Bruxaria é o processo de transformar um príncipe usando um feitiço em um sapo usando um conhecimento especial, geralmente referido como um feitiço. O resultado do processo é príncipe enfeitiçado que se parece com um sapo. Em muitos contextos, a palavra feitiçaria também refere-se implicitamente ao processo inverso, 'de-bruxaria' para transformar o sapo enfeitiçado em um príncipe novamente."


Ou, de uma forma mais visual:


O blog do Javvad é bem feito e bem divertido, ele publica vários posts engraçados e, ao mesmo tempo, corretos. Ele também capricha nos vídeos que produz para mostrar suas opiniões.

Já para quem quer aprender um pouco mais a fundo sobre criptografia, eu recomendo uma olhada no material do curso de Códigos e Criptografia do Mestrado em Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.