dezembro 11, 2011

[Cidadania] Ética e Moral

Durante uma entrevista no programa do Jô Soares, o filósofo, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP Mario Sergio Cortella deu uma explicação simples e muito interessante sobre o que são ética e moral.



Segundo o professor Mario Sergio Cortella, ética é um conjunto de valores e princípios que as pessoas usam para decidir o que ele chamou de três grandes questões "quero", "devo" e "posso", ou seja, como ele mesmo diz:

  • tem coisa que eu quero mas não devo
  • tem coisa que eu devo mas não posso
  • tem coisa que eu posso mas não quero


Ele também lembra que a ética é formada através de exemplos, princípios da sociedade (religiosos ou não) e normatizações (leis).

A moral, é a prática de uma ética. Ou seja, o princípio ético se traduz em uma moral. A ética tenta ser universal, e a moral é relativa.

A entrevista foi bem interessante e merece ser vista na sua íntegra (disponível no YouTube http://www.youtube.com/watch?v=QK5LDsEKuEA e aqui).

Este assunto é interessante pois a ética é constantemene questionada entre os profissionais de segurança da informação. Isto porque o profissional de segurança tem normalmente a responsabilidade de proteger a privacidade das empresas e usuários. Cabe ao profissional de SI definir controles e meios de proteção para as empresas e pessoas que usam a tecnologia para armazenar informações importantes e confidenciais. Por conta disto, normalmente o profissional tem acesso privilegiado a estas informações sensíveis ou sabe como contornar dos controles existentes. Logo, o profissional da área tem que transmitir confiança para o seu empregador e seus colegas de trabalho.

Embora não exista um código de ética universal para a profissão (e bem que precisamos atualmente!), o ISC2 criou um que é bem simples, objetivo e respeitado pelos profissionais certificados por eles. O código de ética do ISC2 se resume ao seguinte:
  • Proteger a sociedade, a comunidade, e a infra-estrutura.
  • Agir com honradez, honestidade, justiça, responsabilidade, e dentro da lei.
  • Fornecer serviço diligente e competente para o contratante.
  • Melhorar e proteger a profissão.


Você confiaria os segredos da sua empresa a alguém que já invadiu e danificou sistemas, já vazou os dados de alguém (empresa ou pessoa) ou que costuma se esconder atrás de pseudônimos para ofender seus colegas?

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