novembro 30, 2011

[Segurança] Até onde chegam os ataques DDoS?

Alguns dados divulgados recentemente mostram até que ponto o atacantes conseguem chegar com um ataque de distribuição de serviço (DDoS).

Segundo a empresa Prolexic, o maior ataque de DDoS deste ano ocorreu recentemente, entre 5 e 12 de novembro, quando quatro ondas consecutivas de ataques atingiram um site de e-commerce asiático.

A Prolexic estima que o ataque partiu de cerca de 250 mil computadores pertencentes a múltiplas botnets. O site da empresa de e-commerce chegou a receber 15 mil conexões por segundo, o que representou até 45 Gbps de tráfego.

Os números são impressionantes, embora o maior ataque DDoS registrado na história aconteceu em 2010 e teve até 100 Gbps de tráfego, segundo a ARBOR.

A título de comparação, os ataques DDoS realizados aqui no Brasil pelo grupo LulzSecBrasil na semana de 22 de Junho deste ano, e que derrubaram os sites do governo brasileiro (como presidencia.gov.br, brasil.gov.br e receita.fazenda.gov.br), foram provenientes de mais de 1.000 máquinas diferentes, com aproximadamente 300 mil acessos por segundo, segundo o Serpro.

A cada ano o nível de sofisticação dos ataques tende a crescer. Não só surgem novos ataques, mas as formas de ataque existentes também ficam cada vez mais poderosas. Por isso as empresas são obrigadas a investir constantemente na melhora de sua infraestrutura e em soluções de segurança. Isso é uma corrida de gato e rato sem fim.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.