novembro 08, 2011

[Cyber Cultura] Vamos Ocupar a Vila Sésamo!

Em Agosto o grupo Anonymous lançou a campanha "Occupy Wall Street", que previa a ocupação da região de Wall Street, o coração financeiro dos EUA, a partir do dia 17 de setembro. O objetivo foi protestar contra a crise econômica global que até hoje afeta a economia Americana e Européia, causada principalmente pelos bancos e pelo modelo econômico existente nestes países.





Um dos principais motes da campanha é que os governos e suas ações para combater a crise econômica beneficiam apenas 1% da população: os empresários, ricos e políticos. Por isso, o grupo Anonymous diz representar os demais 99%, deixados a margem da economia, sofrendo as consequências da crise econômica.

No dia 15 de Outubro os protestos se espalharam por várias cidades americanas e também para outros países, que viram protestos em Toronto, Londres, Amsterdam e São Paulo, entre outros lugares. No Brasil, as ocupações também ocorreram em Salvador, no Rio de Janeiro e Campinas. Foi criado o site occupytogether.org para relatar os demais protestos.

Em algumas cidades americanas a reação da polícia foi violenta, incluindo nos primeiros dias da ocupação de Wall Street. Porém, em vez de desanimar, os protestos ganharam força e a população em geral se solidarizou com as pessoas acampadas, que estão realizando protestos pacíficos.

Diante de tanta ocupação ao redor do mundo, até mesmo a Vila Sésamo foi ocupada. Um grupo realizou uma sequencia de foto montagens mostrando personagens da Vila Sésamo participando dos acampamentos e, em alguns casos, sendo presos pelos policiais, satirizando os acontecimentos reais.



Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.